Neste sábado, dia 6/7, será comemorado o 97º Dia Internacional do Cooperativismo.
A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) celebrou pela primeira vez o Dia Internacional em 1923, instituindo a data com o objetivo de comemorar, no primeiro sábado de julho de cada ano a confraternização de todos os povos ligados ao cooperativismo. Desde 1995, a ACI e as Nações Unidas vêm definindo o tema para a celebração do Dia Internacional.
Neste ano o tema mundial é “Cooperativas por um trabalho digno”. O tema de 2019 foi escolhido para apoiar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8 da ONU: “Desenvolvimento inclusivo e trabalho decente”. Segundo o presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Ariel Guarco, as cooperativas ajudam a preservar o emprego e promovem o trabalho decente em todos os setores da economia. Através da participação, os membros têm uma motivação para mudar suas vidas, suas comunidades e o mundo.
O presidente da Cooper A1, Elio Casarin, afirma que é preciso sim comemorar e celebrar a data deste movimento transformador. “É difícil praticarmos o cooperativismo em uma sociedade capitalista, mas o fato é que as organizações de natureza cooperativa são únicas entidades alicerçadas em uma doutrina de aplicação universal, cujas diretrizes, convergem para a edificação de um mundo mais inclusivo e equitativo”. Segundo Casarin, o cooperativismo fortalece a todos a sua volta. “Cada vez mais observamos pessoas entendendo o valor do cooperativismo, e o impacto social e econômico das cooperativas onde elas estão inseridas”.
NO BRASIL: Dia de Cooperar (Dia C)
